Google Maps
Consultórios PROCURAR-SE
Av. Raja Gabaglia, 4453 - conj. 9 - Sta.Lúcia
Rua Montes Claros, 1003 - Bairro Anchieta
Alameda da Serra, 500 - conj. 310 - Vila da Serra
Dicas, dúvidas, sugestões procurar@procurarse.com.br
Mapa do site SÝN - Um modelo de Sinergia em Saúde Os 7 Labirintos De Amor e Outros Encontros Rede Interdependência

MEDITAÇÃO

"A meditação é um processo de aprofundamento, interiorização e concentração. Ela significa submersão e contemplação interior, e nela nós tentamos eliminar o máximo possível as influências exteriores para concentrarmo-nos nas esferas interiores e qualidades espirituais mais elevadas."

A meditação é um processo de despertar para a vida num sentido maior do que o cumprimento das tarefas cotidianas. É uma experiência consciente de nossas próprias profundezas e de nosso ser interior. É a possibilidade de penetrar na região onde surgem as imagens religiosas e onde as raízes de toda religião viva devem estar fundamentadas. Por esse motivo, não existe uma verdadeira meditação sem conteúdo religioso, já que entendemos que religião ("religare") é ligar céu e terra.

A meditação é um dos caminhos mais importantes para cultivar-se o equilíbrio entre as demandas do mundo externo e as necessidades internas, encontrando o próprio ritmo de vida. No universo vivo, tudo é ritmo: inverno/ verão, dia/ noite, tensão/ relaxamento, introversão/ extroversão, contemplação/ serviço, meditação/ atividades práticas. O ritmo e o equilíbrio fundamentam a própria saúde.

Existem muitas técnicas de meditação. O que propomos é uma forma não de reflexão, mas de "esvaziamento da mente". É não-pensar, não seguir raciocínios, não se apegar a nenhuma idéia. Apenas deixar os pensamentos irem e virem como se a mente fosse só um corredor de passagem. Mantendo a coluna ereta, acompanha-se o movimento respiratório. Toda a atenção fica focada no ato de respirar. Entrega-se ao silêncio, à quietude, ao vazio.
E, esvaziado, pode-se ouvir o Uni-verso.


 

Meditar é a melhor forma de aprender a meditar.

Venha meditar conosco!

Apresentamos dois grupos de estudo, com encontros semanais, para você de Belo Horizonte vivenciar o "processo de meditação".

GRUPOS DE ESTUDO

Veja em   Rede Interdependênciaoutras oportunidades de vivenciar a meditação.

Sheyla Alves Estórias do aprendiz
... O BISCOITO DO OUTRO A AÇÃO DE UM SÁBIO
A CASA A ECOLOGIA DA FIDELIDADE
A FELICIDADE NÃO ESTÁ ONDE ... A LOJA DE DEUS
A LÍNGUA A MULHER E SEU PASSADO
A TRAVESSIA DO RIO A RATOEIRA
CONFIE E ENTREGUE AS EMOÇÕES DO VELHO MONGE
DIANTE DE UMA BANDEIRA DESEJO
ESTÓRIA DO MONGE TOKUDA DIÁLOGO ENTRE DOIS MONGES
FÁBULA DA CONVIVÊNCIA EXISTÊNCIA DE DEUS
MEDITANDO COM GATOS MARIPOSAS
NOSSA NATUREZA É O BEM MILAGRE EM UM MINUTO
O MANDARIM E O ALFAIATE O DOCE SABER
O MILAGRE DA FONTE O LIVRO DO DESTINO
O PRÍNCIPE E A GAIVOTA O MELHOR DOS LUGARES
O URSO E OS VIAJANTES O SENTIDO DOS GANSOS
ORAÇÃO DA CORAGEM O ÚLTIMO PROJETO
PER-DOAR ORAÇÃO DE MADRE TEREZA
QUE MINHA VIDA SE TRANSFORME PARA LER TODOS OS DIAS
SÁBIO MENDIGO POEMA DE VICTOR HUGO
TEXTO DE WILLIAM SHAKESPEARE RECITANDO SUTRAS
UM BANQUETE PARA MESTRE IKKYU TEMPO PARA TUDO
UMA QUESTÃO DE ESCOLHA UM EXERCÍCIO DE PACIÊNCIA
 

OS MÉTODOS DE MEDITAÇÃO

Se sua mente consegue assentar de modo natural, por si só, e se você se sente inspirado a simplesmente repousar na consciência intrínseca à sua mente, você não necessita de nenhum método de meditação. De fato, quando você está nesse ponto pode até ser contraproducente usar algum. No entanto, a grande maioria de nós tem dificuldade de chegar diretamente a esse estado. Não sabemos como desaperta-lo e nossas mentes estão tão rebeldes e desatentas que precisamos de um meio hábil, um método para evocá-lo.

Mas não se esqueça: um método é apenas um meio, não a meditação em si mesma. É praticando habilmente o método que você atinge a perfeição daquele estado puro de total presença, que é a verdadeira meditação.

No entanto, para a meditação acontecer, condições calmas e auspiciosas precisam ser criadas. Antes de conseguirmos o domínio da nossa mente, é necessário primeiro aquietar o seu ambiente. Agora, a mente é como a chama de um candelabro: instável, tremulante, constantemente mudando, soprada pelos ventos brutais dos nossos pensamentos e emoções. A chama só terá firmeza quando serenarmos o ar ao seu redor; assim, só podemos começar a ter vislumbres sobre a natureza da mente e a repousar nela quando aquietamos a turbulência dos pensamentos e emoções. Por outro lado, uma vez que obtivermos estabilidade na nossa meditação, ruídos e perturbações de todo tipo terão impacto muito menor.

"Meditação é o caminho para trazer-nos de volta para nós mesmo, onde podemos experimentar e provar nosso lado completo, além da fragmentação e atividades sem fim. Meditação é trazer a mente de volta para casa." Sogyal Riponche

Leia mais sobre MEDITAÇÃO em    DICAS PARA MEDITAR